domingo, 8 de junho de 2008

Reunião do EMAU _ Célula

Como vem ocorrendo nas últimas semanas, amanhã [2ª feira dia 09/06], às 18h, acontecerá reunião do EMAU_Célula no CEMUNI III. Será na sala de prancheta ao lado da biblioteca.

Mais informações:
http://www.celulaemau.wordpress.com/

Professores rejeitam Planejamento Habitacional

Em reunião de departamento ocorrida na 6ª feira [dia 06/06, às 16:30h] discutiu-se um ponto de pauta que tratava da inserção de Planejamento Habitacional como uma disciplina obrigatória, combinando com uma redução do mínimo exigido de optativas de 7 para 6 disciplinas. Na verdade, a idéia era incluir uma matéria de urbanismo na nossa grade, e excluir a necessidade de uma optativa.

[ultimamente, inclusive, vê-se o DAU oferecendo optativas em número aquém do desejado. Comumente, então, a saída do aluno é se matricular em
disciplinas do CEMUNI II, tais como ESCULTURA ou COR - não pretendo desprezar o valor destas matérias, mas quando penso em uma formação de Arquiteto e Urbanista não posso dizer que me vem à cabeça o disco de Newton]

Mesmo nossa grade curricular oferecendo um número insuficiente de matérias de urbanismo, mesmo ainda considerando nossa realidade de país de Terceiro Mundo que apresenta severos problemas sociais de moradia, e ainda, entendendo a responsabilidade profissional que o Urbanista tem com esta questão da habitação, a maioria dos professores foi contrária à intenção alegando sobrecarga de trabalho. Além destes, alguns se abstiveram de opinar e outros foram favoráveis.

Os alunos presentes opinaram mas não tiveram direito à voto pois o Centro Acadêmico está sem representantes formais. Com os 3 votos que os alunos teriam direito, o resultado provavelmente seria outro e em 2009 teríamos Planejamento Habitacional como matéria obrigatória adicionada ao nosso Departamento.