sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Horário Proposto

Por que a reforma na estrutura curricular do curso?

- Desenho Arquitetônico passou para o primeiro período.

- 4 primeiros períodos mais carregados e em período Integral, para facilitar a oportunidade de estágio nos 4 últimos.

- Projeto 6 e Paisagismo invertidos, assim, a ultima matéria do curso, que serviria de resumo final de todo o aprendido seria o PA6, em que o aluno poderia exercitar até as noções de paisagismo.

- Implantação de um sistema de fixação de alunos e mobilidade de professores. A turma tem todas as aulas em uma mesma sala de aula. Aprofundando esse conceito, e pensando no Projeto Arquitetônico e urbanístico como coluna do curso, imaginamos que os alunos permanecem desenvolvendo seu projeto durante todo o dia, sendo as demais aulas espécies de “intervalos” do ato de projetar.

- Com os 4 primeiros períodos integrais, e os demais em apenas um turno, toda a atividade do curso poderia ser desenvolvida em apenas 6 salas de aula: 4 fixas pros primeiros, e 2 para os últimos, sendo o 5º e 6º matutinos e o 7º e 8º vespertinos. As 4 primeiras seriam equipadas com 32 Pranchetas A1, ocupando um espaço de 9x12m, como a atual sala 8. As outras 2 seriam equipadas com 32 postos de computador, entendendo como posto de computador mesa e entradas de energia e internet adequadas, mas não necessariamente o computador, enxergando que a atual realidade é que dos alunos de tais períodos muitos possuem laptops. Assim enxergamos que os 25 disponíveis atualmente, divididos entre as duas salas (12-13 pro sala), já seriam suficientes por hora, não sendo de grande prioridade a aquisição de outros.

- Para tudo isso dar certo é necessário mudar o sistema de duas turmas de 15 para uma única turma de 30 com 2 professores em sala nas disciplinas de PA, URB, PATRIMONIO. Para não alterar a situação dos professores em termos jurídicos com a universidade, ainda seriam ofertadas 2 turmas com o mesmo horário, com 15 vagas cada. Nem todas as aulas teriam os 2 professores presentes, por exemplo quando as mesmas fossem de cunho teórico. A seguir expomos a divisão dos PAs, Urbs e Patrimônio entre as duplas de professores, pensando no quadro de professores atual.

PA 1 – Romanelli + Lutero

PA 2 – Tarcísio + Ricardo

PA 3 – Ricardo + Agnes

PA 4 – Paulo Vargas + Rogério

PA 5 – Augusto + Karla

Paisagismo – Karla + Substituto a ser contratado da área, e Homero com seu retorno.

PA 6 – Rogério + Augusto

URB 1 – Eneida + Patrícia

URB 2 – André + Agnes

URB 3 – Patrícia + Eneida

Patrimônio – Renata + Nelson

- As matérias de desenho e geometrias gráficas passariam a ser turma única com 1 professor. Como no caso anterior, para evitar mudança de carga horária do professor com o sistema da UFES, manteríamos na oferta duas turmas de 15 com o mesmo horário. Lembramos que para os outros departamentos à muito ofertamos as mesmas disciplinas com 30 por sala.

- As matérias ofertadas a outros departamentos (todas do ramo de desenho), poderiam ser lecionadas enquanto as turmas de primeiro e segundo período estivessem em aulas no CEMUNI 2, as quais seriam mantidas lá, por demanda de espaço diferenciado, sempre no início do dia.

- O horário de Quarta a feira a tarde seria reservado a reuniões de departamento. isso facilitaria tambem grupos como CALAU e EMAU se reunirem.