quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Voltamos a habitar!

É com muito gosto que começo a escrever esse texto. Na segunda-feira desta semana, após a paralisação de alunos da Ufes e do Cemuni 3 e em meio a um período eleitoral de discussões e inflamações intensas, reativamos este blog; esta ideia; esta vontade de continuar o que não podia ter parado nunca.

Estamos em setembro de 2011. Somos um grupo de estudantes de arquitetura e urbanismo unidos por dois órgãos de um mesmo corpo: nosso curso e nossa edificação. Impossível dissociar um do outro, então, nos unimos em duas partes de um mesmo eixo.

No começo da semana, nos dividimos em três grupos para otimizar as atividades para o Cemuni 3 e o curso de arquitetura.

+ Projeto pedagógico: proposta de reorganização de todas disciplinas presentes no curso de Arquitetura e Urbanismo, em que se alterariam alguns pré-requisitos, com o intuito de serem melhor distribuídas as matérias. Do 1º ao 4º período, as disciplinas seriam ofertadas em turnos matutinos e vespertinos, exceto às quartas-feiras, que seria dia livre para reuniões e atividades extracurriculares. A partir do 5º, somente pela manhã, possibilitando o aluno de fazer pesquisa, estágio e outras atividades pertinentes (ver a grade curricular proposta: http://prezi.com/igkaj46su
7ua/grade-curricular-arquitetura-e-urbanismo-2011/)

_Responsáveis: Rafael Machado, João Vitor Erlacher, Rodrigo Menegucci e afins

+ Projeto físico: proposta de fazer uma reorganização espacial do Cemuni 3, contando com a área nova da antiga Cantina como um Espaço de Extensão, em que englobaríamos o Escritório Modelo. Esta se daria em função da nossa nova proposta do Projeto Pedagógico, onde existiriam 04 salas de desenho e teoria, 02 salas com computadores, 01 auditório e 01 sala de reunião geral. Além disso, propõe-se um projeto de combate a incêndio, bem como reconfigurar as instalações elétricas do prédio.

_Responsáveis: Gabriel Ramos, Rayanne Maffei, Thiara Pelissari, Thairo Pandolfi, Telmi Adame, Letícia Barcellos, Clara Nahas e afins

+ Itens emergenciais: tudo é muito bom, muito lindo, mas coisas precisam ser feitas e mãos na massa precisam ser colocadas. Este grupo propõe captação de recursos e itens imediatos para ajustes do Espaço de Extensão, bem como do ateliê coletivo.

_Responsáveis: Mayara Barcellos, Thaís de Souza, Jade Cardoso e afins.

Tudo está sendo colocado na mesa. Semana que vem queremos fazer um novo encontro.