quarta-feira, 14 de maio de 2008

[INFRA _ ESTRUTURA]

1. O prédio é subutilizado. Das 07 (sete) às 09 (nove) horas da manhã, por exemplo, há pouquíssimas aulas acontecendo dentro do prédio CEMUNI III. Em alguns dias, não há qualquer aula sendo dada neste horário. Algumas salas não são utilizadas para dar aula.

2. O edifício poderia ser mais bem distribuído. Nosso espaço físico (divisões de salas de aula) não privilegia uma produção de arquitetura que integre amplamente todo o conteúdo discente e docente.

3. As aberturas não têm permitido uma boa ventilação, posto que muitas das que ficam voltadas para o pátio não costumam ser abertas. A temperatura dentro das salas já foi, inclusive, motivo para que a aula não fosse dada. E é um dos motivos alegados para que as aulas do CT não sejam dadas aqui, será esse o argumento?

4. O edifício não possui boa acessibilidade, mas já tem rampa, mesmo que com inclinação inadequada. A sinalização é mal-feita, dentro e fora do prédio.

5. As instalações são antigas. Há goteiras, entupimentos, tomadas que não funcionam, ventiladores que não ventilam, lâmpadas que não iluminam suficientemente. O problema com as goteiras perdura há, no mínimo, seis anos. Nunca foi totalmente resolvido.

6. A estrutura de pranchetas, mesas e cadeiras é precária Covardia passar 3 a 4 horas sentados em banquinhos (relato de aluno). Os aparelhos utilizados estão defasados e sucateados. Os professores precisam trazer seus equipamentos para uma melhor condição de aula. Os professores consideram que o número de datas-show é suficiente? Os móveis do Departamento, de maneira geral, também se apresentam em más condições.

7. No que diz respeito à limpeza, é visível que deveria ser melhor. E os alunos assumem a culpa parcial disto, já que os mesmos não observam regras mínimas de convivência comum, como jogar papel no lixo e não deixar as garrafas de refrigerantes espalhadas pelo CEMUNI.

8. Os banheiros não têm sido limpos com a freqüência desejada. Ainda que fossem, o mau-cheiro permanente indica que pode haver problemas da própria instalação. No banheiro masculino, por exemplo, há um mictório inutilizado há pelo menos um ano e os outros dois freqüentemente apresentam problemas de entupimento, além de um vaso sanitário que a descarga não funciona.

9. O bebedouro foi trocado recentemente, mas parece que a caixa d’água que o alimenta não possui tampa, além disso, não há registro que a caixa d’água foi limpa há muito tempo.

10. Ao ceder espaço físico para a cidade, a Prefeitura, em contrapartida, se comprometeu a realizar obras no campus. O Centro de Artes ainda não foi contemplado com o que foi proposto, que é o edifício da cantina e da biblioteca, sendo o único centro em que ainda não foram iniciadas as obras.

11. Existe a demanda de um espaço em que os alunos pudessem guardar seus materiais (como maquetes, por exemplo).

12. Aonde serão alocados os computadores novos que chegaram à Secretaria do Centro de Artes? O que esperam para serem disponibilizados para os alunos? Seguirá o mesmo destino dos equipamentos da comunicação social, encaixotados até a obsolescência? Existe uma demanda crescente por tais equipamentos inclusive os de menor desempenho que poderiam ser alocados em ateliers de projeto para suporte às aulas, por exemplo.

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